Preservação da Camada de Ozônio: todos podem contribuir
Categoria: Sem categoria
Publicado em: 16/09/2017

A destruição da Camada de Ozônio, ainda que parcial, é um dos mais severos problemas ambientais da atualidade. A preocupação mundial com a preservação da Camada de Ozônio foi formalizada de 16 de setembro de 1987, data em que foi assinado o Protocolo de Montreal, tratado internacional em que 150 países se comprometeram a trocar informações, estudar e proteger esta capa que envolve o globo terrestre. Devido a esta assinatura, esta data ficou marcada como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
Esta camada de gás ozônio que envolve o planeta, se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude e é a responsável por garantir a proteção dos seres vivos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Sua destruição tem sido causada pela emissão de várias substâncias decorrentes da ação do homem, como os óxidos nítricos e nitrosos e o gás carbônico.
O Brasil ratificou o Protocolo de Montreal em 1990 e desde então diversas ações vem sendo executadas em todas as esferas para auxiliar na recuperação da Camada de Ozônio e evitar sua maior destruição. Uma das ações fundamentais é a reposição florestal, que através do plantio de novas espécies para compensar o que foi extraído da natureza, auxilia na absorção do dióxido de carbono e outros gases que contribuem para deterioração da Camada de Ozônio. Nesse sentido, Uniconsult dá grande importância na reposição florestal como um de seus serviços prestados, atuando em projetos que pretendam auxiliar na manutenção e recuperação da camada de ozônio.
Além das ações macros, a sociedade também pode contribuir com ações menores, como: Não comprar produtos eletrônicos e eletrodomésticos que contenham CFC (clorofluorcarbono); evitar o uso de extintores de incêndio com hidrocarboneto halogenados (extremamente nocivo a camada de ozônio); economizar energia; reduzir a utilização de condicionadores de ar e a utilização de carro particular (para reduzir a emissão de gases na atmosfera).