Deliberações sobre CRV devem ficar para 2018
Categoria: Sem categoria
Publicado em: 29/09/2017

As discussões sobre o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) na transformação de madeira em tora para madeira serrada e seus produtos e subprodutos, no âmbito do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), permanecem em andamento, porém, acredita-se que uma deliberação final só deve ocorrer em 2018.
Os questionamentos apresentados ocorreram devido à mudança do índice de conversão não condizer com a realidade das serrarias e madeireiras de todo o Brasil, e, segundo os empresários, prejudicar a evolução e desenvolvimento do mercado. O Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) da madeira serrada foi reduzido de 45% para 35%, pela Resolução Conama n° 474/2016
Sobre as discussões, após a deliberação pelo Centro Técnico de Formação de Operadores de Máquinas Florestais (CTFlor), a proposta ainda deverá passar pela Câmara de Assuntos Jurídicos (CTAJ), antes de seguir à próxima plenária do Conama, prevista para os dias 29 e 30 de novembro.
Visando preparar a discussão na CTFlor, a diretoria do Conama solicitou pareceres sobre o assunto para o Ibama, Serviço Florestal e Secretaria de Mudanças Climáticas e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. Diante disso, ainda que se consiga realizar a reunião da CTFlor antes da próxima plenária do Conama, não haverá tempo para se fechar um entendimento na Câmara e aprová-lo na CTAJ.