CRV: índice do transformação do setor de base florestal

Categoria: Coeficiente de Rendimento Volumétrico

Publicado em: 15/03/2018

para-site-texto-crv

O Coeficiente de Rendimento Volumétrico, conhecido como CRV, é o índice de aproveitamento de matéria prima. No setor de base florestal, o CRV representa o índice de aproveitamento no processo de transformação da madeira em tora em madeira serrada, sendo determinado pela relação entre o volume da tora processada e o volume obtido de madeira serrada devidamente comercializada.

 Regulamentado pela Resolução n° 474/2016, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o índice que anteriormente era de 45% foi reduzido para 35%, o que de acordo com membros do setor não condiz com a realidade produtiva e aumenta a produção de resíduos. Alteração na resolução foi aprovada em fevereiro deste ano.

 Visando sanar as discordâncias quanto ao índice, foi proposto que as empresas realizem Estudos de Rendimento Volumétrico, que serão entregues ao órgão ambiental, mostrando o quanto ela consegue produzir. Com o estudo em mãos, o órgão ambiental faz a análise e realiza vistoria na empresa para averiguar se o índice proposto é real. Caso o estudo seja acatado o índice proposto é mantido e caso seja recusado, a empresa opera no índice de 35%. A alteração prevê ainda que após o estudo ser aprovado em análise prévia a empresa pode operar no índice de 45% até que seja feita a vistoria e emitido parecer final.

 Estudo de Rendimento Volumétrico

 Os Estudos de Rendimento Volumétrico podem ser realizados por qualquer empresa que tenha em sua atividade o desdobramento da madeira. O mesmo pode ser feito por grupo de espécies ou individual por espécie. Quanto a quantidade de toras o recomendado é ao menos cinco de cada espécie no caso de análise em grupo. No caso de análise individual, o mínimo recomendado é dez toras.

 A Uniconsult, consultoria ambiental do grupo Unifloresta, atua com profissionais das áreas de engenharia florestal e ambiental na realização destes estudos e está à disposição para sanar dúvidas. Entre em contato conosco!

Uniconsult 2017. Todos os direitos reservados